:Licença Creative Commons

sábado, agosto 20, 2016

Os olímpicos...pelos meus olhos...

Levantam-se mil vozes contra os atletas portugueses que participaram nos Jogos Olímpicos.
Ouvem-me mil protestos contra a falta de medalhas... questiona-se, muitas vezes, de forma indelicada, rude e sem escrúpulos a competência, a entrega e a vontade desses mesmos atletas.
Escrevem-se comentários, crónicas e afins e emitem-se opiniões muito pouco dignas e muito pouco humanas.
Revoltam-se as massas e lá vem a célebre máxima " ainda bem que no futebol..."...
Pois perdoem-me a opinião...mas a mim revoltam-me é esses comentários.
Para começar um atleta que chegue a uns Jogos Olímpicos é só por si à partida um vencedor!
Chegou onde a maior parte de nós jamais irá chegar, abdicou de coisas que muitos de nós nem sequer considerariam abdicar, dedicou-se de uma forma que a maioria de nós seria incapaz, superou-se para além do superável, sofreu, chorou e dedicou-se de corpo e alma... e a maioria deles fá-lo sem as menores condições, sem apoios, sem patrocínios, sem exposição mediática, sem  contratos milionários...
Estes atletas representam o país... o nosso país...quantos de nós podem dizer que já o fizeram? 
Estes atletas competem ao mais alto nível, competem com atletas de alto nível, superam-se, levam o nome deste nosso país além fronteiras...e deviam encher de orgulho aqueles que de facto se orgulham do seu país. 
Estes atletas deviam ser estimulados, apoiados, ter condições mínimas para treinar com qualidade, ter condições para viver e treinar e lutar com dignidade e não ser achincalhados por pessoas que provavelmente nunca fizeram nada na vida que os orgulhasse a si mesmos quanto mais aos outros!
Estes atletas merecem respeito...merecem apoio...merecem orgulho...merecem que se olhe para eles, para o seu percurso, para o seu esforço, para as suas dificuldades...merecem que o mundo saiba que existam e que dão o seu melhor...merecem ser admirados, honrados e merecem sobretudo ser tratados com dignidade e respeito!
Não são as medalhas que medem a qualidade, o esforço e a dedicação...
Talvez se neste país todas as modalidades tivessem uma décima parte dos números milionários que movimentam o futebol...talvez se as reformas vitalícias milionárias atribuídas a pessoas que nunca fizeram nada se não enterrar o país e encher os próprios bolsos fossem convertidas em apoios a atletas que de facto fazem alguma coisa e sabem o que é o significado da palavra sacrifício...talvez se o dinheiro gasto em viagens ao estrangeiro para pagar favores fosse transformado em bolsas para pagar as deslocações destes atletas... talvez se exigíssemos aos nossos políticos, gestores de topo e afins a dedicação, a coragem, a honestidade, a abnegação, o sacrifício e os resultados que exigimos aos nossos atletas...talvez tivéssemos um país melhor, mais transparente, mais justo, mais honesto e que efectivamente nos orgulhássemos!
Por mim...sinto orgulho em todos aqueles atletas! Sinto orgulho nas suas vitórias, nas suas derrotas, nos seus percursos, nos seus esforços... sinto orgulho que apesar de tudo, que apesar de arrasados pela imprensa e comentadores de bancada ainda sintam orgulho nas cores que representam!
São vencedores em competições onde infelizmente não se ganham medalhas: honestidade, integridade, sacrifício, determinação e coragem!

Sem comentários:

Enviar um comentário