Dia dos Avós

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de Julho em países como o Brasil e Portugal tendo sido esta data escolhida porque é também o dia em que se comemora o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e por consequência avós de Jesus Cristo.
É cada vez mais comum que avós cuidem dos netos enquanto os pais trabalham e por vezes até se tornem segundos pais quando os progenitores emigram para outras paragens e deixam os filhos aos cuidados dos avós. 
O aumento da esperança de vida leva a uma maior vivência no papel de avós e a sua importância  é comprovada por estudos havendo pesquisas que afirmam que avós amorosos deram aos seres humanos vantagem evolutiva de sobrevivência sobre as demais espécies, verdade ou não, cabe a cada um julgar.
Os avós de hoje são diferentes dos avós de outros tempos, têm outra forma de estar, outra maneira de encarar a vida, outras exigências, outros recursos, mas na essência o mesmo amor e a mesma dedicação. Mas os netos de hoje também são diferentes, têm mais recursos, mais actividades, mais conhecimento, mais "despeito" pelas coisas de antigamente e por vezes um bocadinho menos de respeito pela figura dos avós.
Todos recordamos momentos especiais com os avós...os ditos...os costumes...a forma de estar e de ser, a forma como nos ajudaram a crescer e os valores que nos ensinaram a cultivar.
Alguns partiram cedo demais não dando aos netos a possibilidade de viver essa experiência, outros deixaram a sua marca indelével nas nossas vidas e outros vivem ainda a cada dia essa experiência.
Infelizmente não conheci nenhum dos meus avôs... confesso que é uma mágoa que me tem acompanhado, mas quanto à qual nada há a fazer... e ambas as avós partiram antes dos meus 15 anos...confesso que é uma tristeza que também me acompanha, gostava de me lembrar melhor delas, de ter tido a oportunidade de as conhecer melhor, de ter aprendido mais com elas, de ter usufruído mais da companhia e dos ensinamentos delas. Gostava de recordar mais coisas para além das canções, das rezas, da perfeição no laço do avental, dos mimos e até das palmadas... Gostava de ter tido mais tempo... mas quanto a isso nada a fazer. Sei que apesar de tudo, algures, eles me continuam a acompanhar e sei que tento não deixar apagar o pouco que ficou...
Neste dia a todos os avós um beijo de parabéns e a todos os netos que ainda o podem fazer um conselho: aproveitem enquanto podem porque um dia nada ficará para além de lembranças!


Comentários

Mensagens populares