Mensagens

História de um castelo em verso

Imagem
És um vigilante imponente e majestoso
indiferente ao peso da já vetusta idade,
vigias com olhar protector e misterioso
cada rua, cada recanto da nossa cidade.

D. Afonso Henriques te mandou edificar
para a linde sul com estratégia defender,
em 1137 os almóadas te vieram atacar
e a Paio Guterres acabaram por vencer.

Na épica Batalha de Ourique foram vencidos
os mouros, que também te quiserem tomar,
e mais uma vez caiste na mão dos inimigos
até D. Afonso Henriques te reconquistar.

Em 1142 recebeste a tua Carta de Foral,
foste reconstruido e reforçado na estrutura,
o desenvolvimento da povoação era tal
que em 1254 houve cortes na sua planura.

Ao raiar da Restauração encheste-te de alegria
e ergueste o pendão de Portugal, orgulhoso,
mas as invasões francesas vieram um dia
e depois disso o abandono triste e vergonhoso.

Ernesto Korrodi é o nome do grande mentor
que com seus projectos te devolveu a alegria,
depois de renovado retomaste o teu esplendor
e voltaste a ser o grandioso Castelo de Leiria!

Novidades!

É com prazer que partilho com aqueles que me agraciam com a sua passagem por este blog a alegria de ter ganho um concurso.
Trata-se do III Prémio de Poesia em Rede alusivo ao tema "As crianças" e no dia 20 deste mês foi tornado publico o resultado da votação dos participantes do concurso (uma vez que são eles que escolhem através da sua votação o seu preferido)conforme passo a transcrever:


"Quarta-feira, 20 de Maio de 2009

É com o maior prazer que anunciamos que o Poema Vencedor do Terceiro Prémio de Poesia em Rede é:


Poema nº 50

Meninos da Rua
da autoria de Hisalena

Este foi o poema que os participantes-votantes deste Terceiro Prémio de Poesia em Rede elegeram como melhor poema, e com vantagem significativa em relação aos restantes, pelo que é único vencedor.

Parabéns à Autora do Poema!

Obrigado a todos os que votaram! "


Foi com alegria e surpresa que recebi a noticia porque todos os 81 poemas apresentados tinham muito valor e muita qualidade pelo que desde já dou os meus p…

Hoje...

Hoje acordei com um brilho no olhar,
Um sorriso no rosto e vontade de cantar.

Hoje acordei com esperança renascida
E vontade de entoar uma canção à vida.

Hoje acordei com uma melhor disposição
E com uma estranha alegria no meu coração.

Hoje acordei e vesti uma roupa colorida
E senti-me mais feliz e desinibida.

Hoje acordei e até o sol pareceu mais brilhante
E eu senti-me uma estrela cintilante.

Hoje acordei envolta numa calma sem fim
E com grande tranquilidade dentro de mim.

Hoje acordei, fiz as pazes comigo e o mundo
E senti um alivio muito grande e profundo.

Hoje acordei, não me senti triste nem perdida
E em agradecimento fiz este simples hino à vida.

Um conto de Natal

Hoje quero apenas partilhar convosco um pequeno conto de Natal com o qual participei no Desafio Literário "Conte-nos um Conto de Natal" promovido pela cadeia de lojas Deborla e que, ao que soube hoje, faz parte do lote dos 10 premiados.
Deixo aqui também os meus parabêns a todos aqueles que participaram e que independentemente de terem sido premiados ou não deram brilho, talento e muita imaginação a este desafio. Parabêns a todos!

Conto de Natal

- NÃOOOOO! – O grito desesperado ecoou em todo o Pólo Norte.
- Greve? Os duendes estão em greve? Mas hoje é dia 23 de Dezembro, como é que vou conseguir ter os presentes prontos a tempo no dia de Natal? – Perguntava o Pai Natal gesticulando freneticamente.
- Calma querido – recomendava a Mãe Natal – não te enerves que não há nada pior que um Pai Natal enervado. Vais ver que tudo se resolve. Vamos lá pensar…
- Oh, Pai Natal… Pai Natal… - chamou timidamente a Rena Rodolfo – tive uma ideia.
- Oh Rudolfo, não queres que te leve a passear agora…

Aí está 2009...

Imagem
Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com



O Ano de 2009 chegou com alegria, com fogos de artifício que encheram o céu de cor, com música, com champanhe e com muitos desejos, muitos planos, muitas resoluções e muitas decisões.
Com o novo ano chegou também o frio...esta vaga de frio, polar ao que dizem, conseguiu pelo menos fazer com que por uns dias parássemos de falar da crise e dos tempos terriveis que ao que consta estão para vir, para falarmos do frio, da neve, dos risos das pessoas face a esta gélida, mas perigosa, maravilha que arrefeceu o país mas aqueceu muitas memórias e muitos rostos com um sorriso.

Apesar de tudo todos esperamos que 2009 seja se possível um bocadinho melhor, mas pelo menos que não seja pior do que 2008. Resta-nos enfrentar a batalha com coragem, com fé e com esperança, afinal baixar os braços e desistir sem luta é apressar o que talvez possa ser adiado. Há que manter acessa a chama da esperança, porque mal vai o mundo quando esta se extinguir.
Por isso o meu dese…
Imagem
Nesta época que convida os corações a abrirem-se ao amor, à paz, à solidariedade, à alegria e à fé, desejo a todos um Santo Natal.
Que o espírito do Natal nos encha o coração de amor, nos ilumine o caminho e nos faça viver com coragem cada novo dia.

Para ajudar a lembrar o espírito alegre do natal deixo aqui a letra de algumas canções que todos conhecemos.
Feliz NATAL!!!!!!!!!





Ah! Vinde todos neste dia

Cantar um hino de louvor

Hino de paz e de alegra

Que os anjos cantam ao senhor



Refrão:

Glória in excelsis Deo

Glória in excelsis Deo



Naquela hora abençoada

Em que nasceu o Senhor

A terra inteira foi abraçada

Pelas palavras deste clamor



Refrão:

Glória in excelsis Deo

Glória in excelsis Deo



Há uma voz pela campina

Anunciando que Deus nasceu

Naquela gruta tão pobrezinha

Cantam os anjos do céu



Refrão:

Glória in excelsis Deo

Glória in excelsis Deo
****************************************
Refrão

Alegrem-se os céus e a terra

Cantemos com alegria

Já nasceu o Deus Menino

Filho da Virgem Maria



En…

Festa de Natal

Imagem
Nesta época do ano são ainda bastantes as empresas que organizam uma festa de Natal. A ideia é juntar todos aqueles que ao longo do ano contribuem para a laboração da empresa, para a sua manutenção, para o seu desenvolvimento e crescimento. É um dia de festa onde por umas horas todos são pessoas comuns que têm em comum o local de trabalho. A pensar nessa ocasião escrevi o texto que a seguir vos deixo... e que para mim representa o espirito que deve embuir estas festas.


Passam-se os dias, passam-se as semanas, passam-se os meses,
e assim quase sem darmos por isso se passou mais um ano,
assim se passaram coisas boas mas também coisas más,
assim se passaram tristezas mas também muitas alegrias,
assim aconteceram tantas coisas e tão depressa que por vezes
nem houve tempo para fazer projectos ou traçar um plano,
mas hoje é um dia especial, dia de deixar tudo isso para trás
e viver um dia que é tão especial e diferente dos outros dias.

Hoje já se sente o colorido das luzes e o cheiro alegre a Natal,