Avançar para o conteúdo principal

Os olímpicos...pelos meus olhos...

Levantam-se mil vozes contra os atletas portugueses que participaram nos Jogos Olímpicos.
Ouvem-me mil protestos contra a falta de medalhas... questiona-se, muitas vezes, de forma indelicada, rude e sem escrúpulos a competência, a entrega e a vontade desses mesmos atletas.
Escrevem-se comentários, crónicas e afins e emitem-se opiniões muito pouco dignas e muito pouco humanas.
Revoltam-se as massas e lá vem a célebre máxima " ainda bem que no futebol..."...
Pois perdoem-me a opinião...mas a mim revoltam-me é esses comentários.
Para começar um atleta que chegue a uns Jogos Olímpicos é só por si à partida um vencedor!
Chegou onde a maior parte de nós jamais irá chegar, abdicou de coisas que muitos de nós nem sequer considerariam abdicar, dedicou-se de uma forma que a maioria de nós seria incapaz, superou-se para além do superável, sofreu, chorou e dedicou-se de corpo e alma... e a maioria deles fá-lo sem as menores condições, sem apoios, sem patrocínios, sem exposição mediática, sem  contratos milionários...
Estes atletas representam o país... o nosso país...quantos de nós podem dizer que já o fizeram? 
Estes atletas competem ao mais alto nível, competem com atletas de alto nível, superam-se, levam o nome deste nosso país além fronteiras...e deviam encher de orgulho aqueles que de facto se orgulham do seu país. 
Estes atletas deviam ser estimulados, apoiados, ter condições mínimas para treinar com qualidade, ter condições para viver e treinar e lutar com dignidade e não ser achincalhados por pessoas que provavelmente nunca fizeram nada na vida que os orgulhasse a si mesmos quanto mais aos outros!
Estes atletas merecem respeito...merecem apoio...merecem orgulho...merecem que se olhe para eles, para o seu percurso, para o seu esforço, para as suas dificuldades...merecem que o mundo saiba que existam e que dão o seu melhor...merecem ser admirados, honrados e merecem sobretudo ser tratados com dignidade e respeito!
Não são as medalhas que medem a qualidade, o esforço e a dedicação...
Talvez se neste país todas as modalidades tivessem uma décima parte dos números milionários que movimentam o futebol...talvez se as reformas vitalícias milionárias atribuídas a pessoas que nunca fizeram nada se não enterrar o país e encher os próprios bolsos fossem convertidas em apoios a atletas que de facto fazem alguma coisa e sabem o que é o significado da palavra sacrifício...talvez se o dinheiro gasto em viagens ao estrangeiro para pagar favores fosse transformado em bolsas para pagar as deslocações destes atletas... talvez se exigíssemos aos nossos políticos, gestores de topo e afins a dedicação, a coragem, a honestidade, a abnegação, o sacrifício e os resultados que exigimos aos nossos atletas...talvez tivéssemos um país melhor, mais transparente, mais justo, mais honesto e que efectivamente nos orgulhássemos!
Por mim...sinto orgulho em todos aqueles atletas! Sinto orgulho nas suas vitórias, nas suas derrotas, nos seus percursos, nos seus esforços... sinto orgulho que apesar de tudo, que apesar de arrasados pela imprensa e comentadores de bancada ainda sintam orgulho nas cores que representam!
São vencedores em competições onde infelizmente não se ganham medalhas: honestidade, integridade, sacrifício, determinação e coragem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

É dificil

  É difícil não nos deixarmos afectar pelo que nos rodeia, sobretudo quando irradia energia negativa por todo o lado. É difícil não deixar que a energia negativa nos envolva e perturbe. É dificil aprender a lidar com a agressividade gratuita, com a necessidade de espezinhar para mostrar poder, com a inata vontade de espalhar a frustração agredindo quem está em redor. É dificil manter a sanidade no meio de uma insanidade descontrolada e despropositada... O que fazer? Sofrer com isso ad eternum ou mandar à merda mentalmente e seguir em frente!

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!

Pessoas que irritam!

Existem dois tipos de pessoas que me irritam particularmente: os sabe tudo e os quero lá saber. Os sabe tudo são aquela espécie de criatura que mesmo quando estão num local para aprender acham sempre que sabem tudo, aquelas pessoinhas que não fazem nada de jeito mas se acham os maiores, aquelas criaturas que diminuem tudo o que os outros fazem mas que na verdade não fazem nada de jeito. Aquelas pessoas que se acham os Reis da cocada preta mas que na verdade não passam de b obos da corte. Os quero lá saber são aquele tipo de pessoa que não se interessa por nada, que não quer aprender nem saber mais, que não faz um esforço para evoluir e desenvolver capacidades. São aquele tipo de pessoa que anda por ver andar os outros, vão atrás das modas mas são incapazes de contribuir para o progresso ou para a mudança. São aquele tipo de pessoa que se está pouco borrifando para o que os rodeia, desde que estejam cómodos querem lá saber do resto. São dois tipos de pessoa que me irritam, a...