Avançar para o conteúdo principal

2019 O balanço...

2019 chegou ao fim e com ele veio a necessidade de olhar para trás e fazer um balanço.
Não foi um ano mau,  pessoalmente,  embora a um nível mais alargado tenha sido um ano difícil,  um ano de catástrofes naturais,  de perdas,  de tristezas,  de guerra sem fim à vista e de violência...embora por outro lado tenha sido um ano de muitas coisas boas e de grandes acontecimentos.
Quando olho para 2019 vejo sobretudo um ano de aprendizagem e de descoberta.  Um ano que me permitiu descobrir muitas coisas sobre mim mesma e sobre os outros, um ano que cimentou as amizades verdadeiras e que derrubou algumas falsas, um ano que trouxe umas pessoas e levou outras,  um ano que me ensinou que nem sempre devemos confiar e que podemos e devemos duvidar,  um ano que revelou algumas pessoas e que fez cair a máscara de outras.
Costumo dizer que as pessoas não mudam,  revelam-se... E em 2019 houve pessoas que se revelaram verdadeiras dádivas e inspirações e outras que se revelaram grandes desilusões.
Foi um ano em que aprendi que não só é possível ser motivado por pessoas que nunca vimos,  que nunca conhecemos fora da esfera da comunicação virtual como é possível sofrer e entristecer-nos com as coisas más que lhes acontecem.
Aprendi que há pessoas que sobrevivem a grandes tragédias e perdas sem nunca baixar os braços nem atirar a toalha ao chão.
Aprendi que existem pessoas que são exemplos, não pela grandiosidade dos seus actos mas pela sua persistência e coragem.
Aprendi que a vida é passageira e que devemos viver o mais e o melhor possível.
Aprendi que não devemos esconder-nos atrás dos nossos medos,  dos limites que nos impomos nem das incertezas,  mas que devemos lutar,  seguir em frente,  arriscar e persistir na conquista de um sonho.
Aprendi que os meus limites são meus,  muitos fui eu que criei e por isso também posso vence-los,  aprendi que sou capaz de mais do que que imaginava,  aprendi que se quiser posso,  aprendi que a maior derrota é nunca tentar!
Aprendi que há pessoas que partilham as nossas loucuras e que evoluem connosco,  que os sonhos são possíveis se fizermos por isso, que nada acontece sem esforço e sem luta.
Aprendi que este ano quero continuar a aprender,  a superar os meus limites, a conquistar novas vitórias, aprendi que pessoas que nos fazem crescer são para manter por perto,  ainda que apenas nos conheçamos à distância, e aprendi que pessoas que nos arrastam para a sua espiral de negatividade são para manter bem longe!
Vemo-nos por aí em 2020...ou não!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!