Avançar para o conteúdo principal
Hoje partilho com quem ler estas linhas um momento muito especial: fiquei em primeiro lugar ex-equo com outro autor no concurso "Primeiro Concurso de Poesia em Rede" instituido pelo site Poesia em Rede e em que o tema era o Amor.
E que tem isso de especial? - Perguntam vocês.
Muito. - Respondo eu.
Foram apresentados a concurso 152 poemas e cabia ao participantes elegerem os seus 3 preferidos e apesar de nem todos os participantes terem votado, significa que houve muita gente a ler o meu poema, a gostar dele e a votá-lo.
Para mim é um orgulho! Confesso que é.
No entanto o autor que repartiu comigo este prémio tem um grande talento e por certo com o avançar dos anos irá tornar-se cada vez melhor, a ele parabêns também.
Assim deixo-vos o poema que apresentei (que inclusivé já tinha repartido convosco aqui nestas páginas) e que recebeu esta distinção, bem como uma parte dos dados apresentados sobre mim.


Hoje olho-te

Hoje olho-te com a indiferença de um passado distante,
Já não sinto aquele aperto imenso dentro do peito,
Já não sinto o coração a bater descompassadamente,
Já não baixo o olhar, limito-me a seguir adiante,
Já não sinto mágoa, nem dor nem sequer despeito,
Já não sinto tristeza nem choro como antigamente.

Hoje olho-te à distância de um amor imenso
Que foi sem nunca ter sido mais que uma ilusão.

Hoje olho-te à distância e com um sorriso penso
Que és de todas a minha mais doce recordação.

Hoje olho-te à distância e não consigo evitar a saudade
Que a tua simples presença trás à minha memória.

Hoje olho-te à distância e sinto em mim essa verdade
Que me diz que és sem ter sido a minha melhor história!

Helena

Sobre a Autora:
Poema que elegia como o poema da sua vida:
Todos os que li ao longo da vida e que num determinado momento me deram força, incentivo e coragem para não baixar os braços e seguir em frente.
Poeta preferido:
Gosto de diversos poetas, de entre todos saliento Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Ary dos Santos.
Importância da poesia na sua vida:
A poesia na minha vida é fundamental para o meu bem-estar e para o meu equilíbrio.
O seu primeiro poema:
Escrevi o meu primeiro poema com 11 anos, na altura foi a forma que me surgiu de libertar o que me ia na alma e de contar o que se passava na minha vida.
Percurso na poesia:
Depois do meu primeiro poema nunca mais deixei de escrever (acho que se pode dizer que lhe tomei o gosto) pois foi a forma que encontrei de dar asas ao meu pensamento e à minha alma. Participei em alguns concursos e prémios mas sobretudo fui escrevendo para a gaveta.
Vivências devido à poesia:
Um dos momentos, de entre muitos, que me marcou foi quando no 10º ano fiquei em 3º lugar num concurso organizado pela escola que frequentava e dirigido a todos os alunos dos 10º, 11º e 12º da escola. Houve uma cerimónia de entrega de prémios na sala de convívio com direito a subir ao palco, palmas e tudo mais. O meu prémio foi um livro Ben-Hur que até hoje guardo religiosamente e com especial carinho.
O melhor deste prémio de poesia:
Dá oportunidade às pessoas de mostrarem o seu trabalho e leva a que saiam da gaveta grandes textos como se pode comprovar ao ler os textos que foram apresentados a concurso.
Sugestão para este prémio de poesia:
Seria justo atribuir 3 prémios, de forma a premiar um maior número de participantes.
Para terminar:
Queria deixar os meus sinceros parabéns a todos os que participaram neste prémio porque todos têm muito mérito e sobretudo fazer votos de que todos continuem a escrever e que numa próxima iniciativa sejamos ainda mais e ainda melhores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!