Avançar para o conteúdo principal

DESABAFO!!!!!!!!!

Mediante algumas publicações que tenho lido ultimamente e que se referem a actos praticados em Portugal que implicam a tortura e morte de animais verifico que em nome da manutenção da tradição se continuam a perpetrar actos de barbárie para com os animais: a morte do touro em Barrancos, a imolação de um gato nas festas de Mourão em Vila Flor, galos mortos à paulada por pessoas vendadas enquanto o pobre animal está enterrado até ao pescoço em Ruivães, para não falar de outras igualmente bárbaras e desumanas que devem andar por aí camufladas. Em nome da tradição continuamos a manter ritos bárbaros e cruéis que envergonham qualquer pessoa e enxovalhamos um país que se diz democrático, civilizado e evoluído.
Obviamente há tradições igualmente más ou piores por esse mundo fora: o touro de fogo em Espanha, a imolação de cães e gatos num famoso festival na China, galos enterrados até ao pescoço e mortos à paulada no Brasil, apenas para enumerar alguns. Tudo actos de pura barbárie, importados de tempos remotos e que se mantêm em nome da tradição. Surreal, revoltante e vergonhoso! A tradição não pode ser mantida a qualquer custo.
Mas depois concluo uma coisa triste: se a humanidade é capaz de preservar estas práticas bárbaras e achar normal a morte de animais inocentes para divertimento de outros como nos podemos espantar quando a mesma humanidade mata e tortura membros da sua própria espécie? Porque há algumas centenas de anos era comum queimar pessoas vivas devemos perpetuar essa prática? Porque há centenas de anos as pessoas eram imoladas e oferecidas como sacrifício aos deuses devemos manter essa prática? Porque há centenas de anos se martirizavam e torturavam pessoas é válido continuar a fazê-lo?
Podem a história e a tradição justificar qualquer prática bárbara, cruel, degradante, nojenta e vergonhosa? Podem a história e a tradição justificar a morte de seres vivos? Não…não… mil vezes não! Não podemos olhar e ficar calados sem fazer nada! Não podemos aceitar que uma sociedade que se quer evoluída e civilizada tenha este tipo de atitudes! Não podemos aceitar uma civilização que acha que matar, torturar e sacrificar vidas, sejam de pessoas ou sejam de animais ou banal e divertido!
Lutamos pelos direitos da humanidade, por uma sociedade livre, civilizada, estruturada, desenvolvida, capaz de enfrentar as adversidades dos tempos modernos e depois permitimos comportamentos da idade das trevas!
Se me choca ver a facilidade com que se mata, com que se bombardeia, com que se explode, com que se tortura, com que se extermina a vida humana? Claro que sim! Se me espanta? Tristemente não! Porquê? Porque somos nós que alimentamos com ao silêncio estes comportamentos que somos responsáveis por eles! Somos nós que ao mesmo tempo que através do exemplo ensinamos às novas gerações que actos destes são justificáveis depois nos admiramos quando algum miúdo decide matar meia dúzia de colegas na escola!

Será que se perdeu assim tanto a noção do valor da vida? Seja de quem for… vida é vida, caramba! Por este andar daqui a meia dúzia de anos vamos estar outra vez a acender fogueiras e a queimar pessoas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Símbolos da Republica

E no dia em que se comemora a Implantação da Republica, nunca é demais lembrar os seus símbolos máximos e perceber o significado que encerram. Símbolos nacionais A Constituição da República determina, no seu artigo 11º, nºs. 1 e 2: 1 – A Bandeira Nacional , símbolo da soberania da República, da independência, da unidade e integridade de Portugal é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910. Significado dos símbolos e cores: As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!''. Contando as chagas e duplicando por dois as chagas da quina do meio, perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo. Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henrique...

É dificil

  É difícil não nos deixarmos afectar pelo que nos rodeia, sobretudo quando irradia energia negativa por todo o lado. É difícil não deixar que a energia negativa nos envolva e perturbe. É dificil aprender a lidar com a agressividade gratuita, com a necessidade de espezinhar para mostrar poder, com a inata vontade de espalhar a frustração agredindo quem está em redor. É dificil manter a sanidade no meio de uma insanidade descontrolada e despropositada... O que fazer? Sofrer com isso ad eternum ou mandar à merda mentalmente e seguir em frente!