Avançar para o conteúdo principal

DESABAFO!!!!!!!!!

Mediante algumas publicações que tenho lido ultimamente e que se referem a actos praticados em Portugal que implicam a tortura e morte de animais verifico que em nome da manutenção da tradição se continuam a perpetrar actos de barbárie para com os animais: a morte do touro em Barrancos, a imolação de um gato nas festas de Mourão em Vila Flor, galos mortos à paulada por pessoas vendadas enquanto o pobre animal está enterrado até ao pescoço em Ruivães, para não falar de outras igualmente bárbaras e desumanas que devem andar por aí camufladas. Em nome da tradição continuamos a manter ritos bárbaros e cruéis que envergonham qualquer pessoa e enxovalhamos um país que se diz democrático, civilizado e evoluído.
Obviamente há tradições igualmente más ou piores por esse mundo fora: o touro de fogo em Espanha, a imolação de cães e gatos num famoso festival na China, galos enterrados até ao pescoço e mortos à paulada no Brasil, apenas para enumerar alguns. Tudo actos de pura barbárie, importados de tempos remotos e que se mantêm em nome da tradição. Surreal, revoltante e vergonhoso! A tradição não pode ser mantida a qualquer custo.
Mas depois concluo uma coisa triste: se a humanidade é capaz de preservar estas práticas bárbaras e achar normal a morte de animais inocentes para divertimento de outros como nos podemos espantar quando a mesma humanidade mata e tortura membros da sua própria espécie? Porque há algumas centenas de anos era comum queimar pessoas vivas devemos perpetuar essa prática? Porque há centenas de anos as pessoas eram imoladas e oferecidas como sacrifício aos deuses devemos manter essa prática? Porque há centenas de anos se martirizavam e torturavam pessoas é válido continuar a fazê-lo?
Podem a história e a tradição justificar qualquer prática bárbara, cruel, degradante, nojenta e vergonhosa? Podem a história e a tradição justificar a morte de seres vivos? Não…não… mil vezes não! Não podemos olhar e ficar calados sem fazer nada! Não podemos aceitar que uma sociedade que se quer evoluída e civilizada tenha este tipo de atitudes! Não podemos aceitar uma civilização que acha que matar, torturar e sacrificar vidas, sejam de pessoas ou sejam de animais ou banal e divertido!
Lutamos pelos direitos da humanidade, por uma sociedade livre, civilizada, estruturada, desenvolvida, capaz de enfrentar as adversidades dos tempos modernos e depois permitimos comportamentos da idade das trevas!
Se me choca ver a facilidade com que se mata, com que se bombardeia, com que se explode, com que se tortura, com que se extermina a vida humana? Claro que sim! Se me espanta? Tristemente não! Porquê? Porque somos nós que alimentamos com ao silêncio estes comportamentos que somos responsáveis por eles! Somos nós que ao mesmo tempo que através do exemplo ensinamos às novas gerações que actos destes são justificáveis depois nos admiramos quando algum miúdo decide matar meia dúzia de colegas na escola!

Será que se perdeu assim tanto a noção do valor da vida? Seja de quem for… vida é vida, caramba! Por este andar daqui a meia dúzia de anos vamos estar outra vez a acender fogueiras e a queimar pessoas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!