Avançar para o conteúdo principal

O valor da vida

Pergunto-me como se mede o valor da vida? Como sabemos o que vale a vida de uns e a vida de outros? Existe de facto um valor que se pode atribuir a uma vida? 

À luz dos acontecimentos dos últimos dias, parece-me que o valor da vida, infelizmente, também se mede em função da politica, da geografia, do poderia bélico e económico.

Pelos vistos a vida de uma criança no Paquistão vale consideravelmente menos do que a vida de um cidadão europeu...triste constatação esta.

Um atentado num aeroporto europeu (Bélgica) mata, infelizmente, 35 pessoas: fazem-se vigilas, marchas, protestos, mudam-se cores de perfis na redes sociais, iluminam-se monumentos com as cores do país um pouco por todo o mundo, bandeiras a meia haste por todo o mundo, fala-se nas noticias até à exaustão do mesmo assunto até quando já não há grandes novidades, monta-se uma monumental caça ao homem, prendem-se suspeitos, elevam-se níveis de segurança, fazem-se minutos de silêncio em jogos de futebol... entre muitas outras manifestações.

Um atentado num parque público no Paquistão mata 72 pessoas entre as quais 29 crianças: meia dúzia de noticias nos jornais, uns minutos de noticia nas televisões, bandeira a meia haste na provincia onde ocorreu o atentado e mais nada...

Será correcto deduzir que a vida destas 72 pessoas mortas no Paquistão vale menos que a vida das 35 mortas na Bélgica? Se a dedução não for correcta...qual a razão para tais diferenças? Para além das politicas, das sociais, das bélicas e das económicas...

Volto a perguntar: Como sabemos o que vale a vida de uma e a vida de outros? Existe de facto um valor que se pode atribuir a uma vida? 

Se alguém tiver a resposta: agradeço!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!