Avançar para o conteúdo principal

A Máfia do fósforo



Ultimamente todos temos acompanhado a dramática situação dos incêndios em Portugal, todos nos temos indignado, todos nos temos revoltado e todos nos temos questionado o que raio têm feito as comissões de inquérito criadas para averiguar situações semelhantes ocorridas em anos anteriores a fim de delinear estratégias e evitar que se volte a repetir tal cenário...

Também é verdade, que os Bombeiros têm literalmente estado de baixo de fogo, em todas as frentes, e que se a catadupa de palavras que tem vindo a ser vociferadas fosse água os incêndios estavam extintos à muito tempo.

Como em qualquer situação reclamamos com a primeira pessoa que nos aparece, a que dá a cara... e no caso infeliz dos incêndios quem dá a cara são os Bombeiros e são eles que por tabela levam com o rol de palavras de indignação, de revolta, de mágoa e de desalento.

Não esqueçamos contudo que os Bombeiros são pessoas, têm casa, têm família, têm pertences e que deixam tudo para trás para tentar salvar a vida e os pertences de outros, quantas vezes a quilómetros de distância...e quantas vezes enquanto combatem as chamas em povoações distantes a sua própria terra é consumida pelas chamas...fazem-no a troco de uma ninharia...sim que neste país um Bombeiro recebe por hora menos de metade do que uma senhora que trabalhe a dias, sem desprimor nenhum para a profissão que é digna e honrada e por vezes tida até como das mais mal pagas.

Mas deixemo-nos de tapar o sol com a peneira... todos sabemos que o fogo é uma máfia, um grupo terrorista organizado armado de fósforos e engenhos explosivos e movido pelo cheiro do dinheiro...ainda que isso signifique a morte de pessoas, a destruição da floresta e a literal redução a cinzas da vida das pessoas. O fogo é um negócio que movimenta milhões e que é alimentado por interesses que ninguém quer melindrar...por isso todos os anos se assobia para o lado, vem Pedro e Paulo com os seus discursos da treta, promessas e promessas e no ano a seguir lá vem mais do mesmo.

Deste negócio uma boa parte abrange dos meios aéreos para combate a incêndios. Este negócio disparou nos últimos anos. Até aos anos 90 a maioria dos meios aéreos envolvidos pertencia à Força Aérea (FAP), que nos anos 80 gastou cerca de 200.000 contos em equipamentos, nos anos 90 o Secretário de Estado da altura entendeu, sabe Deus, ou o Diabo porquê, que não competia à FAP intervir nos incêndios e que essa actividade deveria ser levada a cabo por entidades civis. O certo é que se arrumaram os C130 e que os kit MAFFS (Modular Airborne FireFighting System) foram deixados a apodrecer nos hangares de uma unidade aérea. O certo é que a Força Aérea tem uma estrutura organizada, que devidamente oleada podia poupar milhares e milhares de euros ao contribuinte... têm as pistas, têm os meios, têm as equipas de manutenção, mecânicos...ah mas os pilotos não estão preparados..ahah... pois deve ser por isso que alguns tiram férias nesta época para ir voar em empresas civis de combate a incêndios. Bom... a verdade é que a FAP não paga prémios nem comissões...

Obviamente seria necessário formação, equipamento, aeronaves para o efeito...mas ainda assim o investimento estimado (que no ano passado rondaria os 70 milhões de euros) seria muito inferior ao valor gasto anualmente com o combate a incêndios por parte de entidades civis (cerca de mil milhões de euros). Um ponto fundamental: a FAP não sendo entidade privada, sendo de todos os portugueses não tem interesse em que haja incêndios.

Mas este grupo terrorista conta com o "apoio"da justiça, que nestes casos parece ser cega, surda e muda, se não como se justifica que os incendiários tenham penas tão irrisórias (a pequena minoria que é condenada)? O que justifica que sejam apanhados, presentes a tribunal e sujeitos a termo de identidade e residência? Ah tem perturbações mentais e tal... pois... são malucos, são malucos mas fogem, não ficam lá...

Depois temos ainda a forma brilhante como funciona a descoordenação no terreno... sim... não é uma gralha, é literalmente descoordenação. Nem sequer vamos falar no bendito SIRESP, porque isso é pano para mangas...vamos limitar-nos a mencionar a forma como os Bombeiros no terreno estão atados de pés e mãos e só actuam sob ordens vindas de Lisboa! Realmente lá nos mapas deve ver-se bem as casas, as aldeias perdidas na serra, as pessoas em desespero...às vezes dá a sensação que o combate aos incêndios é uma versão infeliz daquele célebre jogo "RISK".

Resumindo e baralhando...um dia quando alguém tiver a coragem de pôr o dedo na ferida, quando o poder político tiver coragem de assumir o jogo de interesses que movimenta esta grande máquina dos incêndios, quando se discutir abertamente todos os pontos, quando as pessoas deixarem de ser ludibriadas por balelas vindas de engravatados bem falantes, quando se assumir que os incêndios são uma máfia terrorista organizada movimentada pelo cheiro de milhões de euros... nesse dia sim, talvez soprem ventos de mudança... mas enquanto esse dia não chega lembremos que os Bombeiros são meros peões neste jogo, que não fazem o suficiente porque não podem, porque não os deixam, porque não têm como... lembremos que honram o lema "Vida por Vida" muitas com sacrifício da sua própria vida...lembremos que são o elo mais fraco desta cadeia de interesses instituídos que só muita coragem, muita determinação e muita luta poderão quebrar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!