Avançar para o conteúdo principal

Espírito de corpo

Por força das circunstâncias aprendi há já muitos anos um conceito que tento manter, embora seja a cada dia que passa mais difícil: Espírito de corpo.
Ora aqui está uma expressão infelizmente desconhecida da maioria das pessoas. Um conceito que bem aplicado tornaria tão mais fácil a coexistência das pessoas nas organizações.

Basicamente e de forma amplamente resumida, o espírito de corpo consiste na noção de que determinado grupo de trabalho ou organização deve funcionar como um corpo humano. E isto significa muito mais do que trabalhar em equipa, significa que todos são importantes nas suas funções, significa que à semelhança do corpo humano todos os membros são úteis e necessários por isso devem ser tratados como tal.

Um corpo é muito mais que a simples soma de muitos membros... assim as organizações não são apenas a soma das pessoas que as compõem mas sim pessoas que efectivamente fazem parte delas.
Todos devem sentir que o que fazem é importante...que a colaboração é fundamental... que ninguém consegue nada sozinho.

Espírito de corpo é a capacidade de em conjunto remar no mesmo sentido, tentar alcançar objectivos como um todo... espírito de corpo é o todo em função do todo, não é o todo em função de parte e menos ainda parte em função do todo.

Espírito de corpo é infelizmente um conceito cada vez mais difícil de alcançar, cada vez mais as pessoas se atropelam, passam por cima, não olham a meios para alcançar fins, preocupam-se com o individual e não querem saber do colectivo, cada vez mais é o espírito de cada um por si, de eu faço a minha parte e tu fazes a tua.

Seria tão mais fácil se as pessoas não se sentissem ofendidas quando são ajudadas... se olhassem para o todo e não apenas para as individualidades... se não encarassem a ajuda como uma forma de as fazer sentir diminuídas... se praticassem o blá-blá-blá que pregam...

Pena que as pessoas se esqueçam que se um membro adoece o corpo todo padece...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

É dificil

  É difícil não nos deixarmos afectar pelo que nos rodeia, sobretudo quando irradia energia negativa por todo o lado. É difícil não deixar que a energia negativa nos envolva e perturbe. É dificil aprender a lidar com a agressividade gratuita, com a necessidade de espezinhar para mostrar poder, com a inata vontade de espalhar a frustração agredindo quem está em redor. É dificil manter a sanidade no meio de uma insanidade descontrolada e despropositada... O que fazer? Sofrer com isso ad eternum ou mandar à merda mentalmente e seguir em frente!

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!

Quando tudo terminar

Quando tudo terminar o que fica para além de ti, e que é de facto importante, é quem foste, o que fizeste, as memórias que criaste, as recordações que construíste, a marca que impregnaste em quem ficou, as gargalhadas que provocaste, os momentos que partilhaste. A riqueza desgasta-se, os títulos perdem-se, os dotes desvanecem-se, as propriedades decaiem e muitas vezes caiem por terra... Mas as acções que fizeste, as causas que defendeste, as vidas que tocaste, as recordações que construíste, as memórias que deixaste são indeléveis e perduram para além do tempo. Não te preocupes em ser uma boa pessoa, preocupa-te em ser uma pessoa boa porque no fim é isso que vai ficar na memória e no coração daqueles cuja vida cruzaste por este ou aquele motivo. O que fica na verdade é a vida que se viveu...não o que poderia ter sido, o que poderia ter tido, o que poderia ter feito!  O que fica são as palavras que nos tocaram o coração, os sorrisos que nos aqueceram a alma, os gesto...