Avançar para o conteúdo principal

Dia dos Avós

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de Julho em países como o Brasil e Portugal tendo sido esta data escolhida porque é também o dia em que se comemora o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e por consequência avós de Jesus Cristo.
É cada vez mais comum que avós cuidem dos netos enquanto os pais trabalham e por vezes até se tornem segundos pais quando os progenitores emigram para outras paragens e deixam os filhos aos cuidados dos avós. 
O aumento da esperança de vida leva a uma maior vivência no papel de avós e a sua importância  é comprovada por estudos havendo pesquisas que afirmam que avós amorosos deram aos seres humanos vantagem evolutiva de sobrevivência sobre as demais espécies, verdade ou não, cabe a cada um julgar.
Os avós de hoje são diferentes dos avós de outros tempos, têm outra forma de estar, outra maneira de encarar a vida, outras exigências, outros recursos, mas na essência o mesmo amor e a mesma dedicação. Mas os netos de hoje também são diferentes, têm mais recursos, mais actividades, mais conhecimento, mais "despeito" pelas coisas de antigamente e por vezes um bocadinho menos de respeito pela figura dos avós.
Todos recordamos momentos especiais com os avós...os ditos...os costumes...a forma de estar e de ser, a forma como nos ajudaram a crescer e os valores que nos ensinaram a cultivar.
Alguns partiram cedo demais não dando aos netos a possibilidade de viver essa experiência, outros deixaram a sua marca indelével nas nossas vidas e outros vivem ainda a cada dia essa experiência.
Infelizmente não conheci nenhum dos meus avôs... confesso que é uma mágoa que me tem acompanhado, mas quanto à qual nada há a fazer... e ambas as avós partiram antes dos meus 15 anos...confesso que é uma tristeza que também me acompanha, gostava de me lembrar melhor delas, de ter tido a oportunidade de as conhecer melhor, de ter aprendido mais com elas, de ter usufruído mais da companhia e dos ensinamentos delas. Gostava de recordar mais coisas para além das canções, das rezas, da perfeição no laço do avental, dos mimos e até das palmadas... Gostava de ter tido mais tempo... mas quanto a isso nada a fazer. Sei que apesar de tudo, algures, eles me continuam a acompanhar e sei que tento não deixar apagar o pouco que ficou...
Neste dia a todos os avós um beijo de parabéns e a todos os netos que ainda o podem fazer um conselho: aproveitem enquanto podem porque um dia nada ficará para além de lembranças!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!