Avançar para o conteúdo principal

Hipocrisia Sazonal

Depois de meditar sobre o assunto...cheguei à conclusão de que existem pessoas que sofrem de uma espécie de doença ainda não diagnosticada: hipocrisia sazonal.

Sendo que a hipocrisia é o acto de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui e sazonal é uma característica de um evento que ocorre sempre numa determinada época do ano, parece-me lógica a junção de ambos para explicar certas atitudes em certas alturas do ano.


Já sei... estão a pensar: não estou a perceber nada! Pois então eu passo a explicar.

Durante o ano há quem passe o tempo a criticar esta porque usa as saias muito curtas, aquela porque usa um decote descomunal, a outra porque usa aquelas roupas meio transparentes...passam o ano a criticar, a falar das opções de cada um, dos gostos de cada um. Algumas pessoas não usam decotes porque acham que isso é indecoroso, outras não usam roupas curtas porque há coisas que não são para mostrar a toda a gente, outras não usam calções porque não gostam de andar de pernas ai léu... e por aí fora... mas depois essas mesmas pessoas pavoneiam-se nas praias com uns biquínis minúsculos, aparecem por aí com micro saias, frequentam ginásios e eventos públicos com roupas coleantes, calções que parecem cintos e decotes até ao umbigo... hummm curioso...

O que será que faz as pessoas terem dois pesos e várias medidas? Criticarem o ano inteiro e depois no Verão 
tornam-se a personificação de tudo aquilo que andaram o resto do tempo a criticar? 
Tornarem-se de repente naquilo que tanto estigmatizaram, naquilo que tanto criticaram, naquilo que tanto julgaram?

A melhor forma de o interpretar é acreditar que sofrem de hipocrisia sazonal!

Da mesma forma que existem pessoas que passam o tempo a criticar outras, passam por elas sem lhes falar como se tivessem alguma espécie de peste, olham-nas de soslaio, não lhes ligam nenhum e de repente quando essas pessoas fazem alguma coisa que chama a atenção, que tem mérito, que tem impacto, que é comentado, estão na fila da frente a dar abraços e beijinhos e a dizer " Eu sempre soube que tu eras capaz".

Mais uma vez: hipocrisia sazonal!

E que dizer daquelas pessoas para quem somos invisíveis a maior parte do tempo, que nunca se dão ao trabalho de aparecer, que não se dão ao trabalho de telefonar, que parecem nunca se importar com a nossa existência, mas que de repente quando nos encontram e até vêem que estamos bem dizem um rasgado: "Gostei tanto de te ver! Aparece!"

Sério? Caso típico de hipocrisia sazonal.

E quem não se lembra de mil outras situações, de mil outras vezes em que as atitudes das pessoas contradizem aquilo que passam a vida a apregoar, a criticar, a maldizer, a criticar? E quem não se lembra de pelo menos uma vez ter sido vitima de hipocrisia sazonal?

Cá por mim parece-me tão lógico e tão óbvio...que talvez seja ridículo verbalizar esta teoria...mas enfim, corro o risco...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tu és música que dança...

Tu és salsa, bolero, forró ou mesmo sambinha de uma nota só, tu és valsa ou tango argentino, tu és as notas do meu destino. Tu és merengue, mambo, lambada ou mesmo uma rumba bem ritmada, tu és fandango, corridinho, malhão, tu és música que dança no meu coração.

Aprende a afastar-te

Por mais difícil que por vezes possa parecer, chega uma altura em que temos de aprender a valorizar-nos e sobretudo temos de entender que na verdade somos a única pessoa imprescindível na nossa vida... aceitar que todos os que nos fazem mal e nos tentam cobrir com a sombra da sua má energia estão a mais e não nos fazem falta. Era bom se na vida real houvesse um botãozinho que desse para bloquear certas pessoas, assim libertávamos espaço para as coisas que valem a pena, para pessoas que realmente importam e deixávamos ir a flutuar no espaço as criaturas que nos atrasam, nos diminuem e nos arrastam para o poço negro da energia negativa. Aprende a afastar-te daqueles grandes amigos que só se lembram de ti quando precisam de alguma coisa ou quando lhes podes ser útil de alguma forma... aprende a afastar-te daquelas pessoas que te drenam a energia e te esvaziam a paciência... aprende a afastar-te daquelas pessoas que "morrem" por atrair atenção e compaixão quando na verdade tudo n

Chão

Tojos, arbustos, carqueijas, giestas, mato, rosmaninho, arruda e ervas benfazejas,  aves que fazem ninho, rochas ingremes e salientes,  águas frias e correntes, aldeias aninhadas no sopé, montes a perder de vista,  ermidas erguidas na fé, terra que o coração conquista, serenidade que embala e acalma, verde manto que o olhar prende, paraíso que nos acalenta a alma, chão que nos embala e entende!